sábado, 12 de fevereiro de 2011

Como e Porque Aquecimentos Vocais para Solo e Coral diferem

Ambos desejam igualmente o bem-estar vocal de seus alunos e ambos trabalham com o mesmo mecanismo, mas muitas vezes uma distância destrutiva pode existir entre eles. O objetivo deste artigo é comparar a abordagem de professores de canto e regentes de coro quanto ao aquecimento vocal, com o propósito de identificar as diferenças de opinião e determinar se essas diferenças são justificadas.
O que é um Aquecimento?
Em qualquer disciplina física, um aquecimento é um exercício utilizado para cuidadosamente estimular e aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos envolvidos, resultando em um aumento de flexibilidade e na diminuição da probabilidade de lesões. O cado dos cantores, os aquecimentos devem ir além desse processo. O aquecimento vocal, seja para o solista ou para o coro, deve também consistir de uma seleção de exercícios designados para desenvolver a técnica, conforme desejado. Cada nota cantada antes de se começar a trabalhar com o repertório é parte do aquecimento. Em um aquecimento coral, tais exercícios são normalmente planejados, mas no aquecimento vocal do solista, é comum que o professor improvise de acordo com as necessidades correntes de seus estudantes.
Os aquecimentos corais geralmente incorporam aquecimentos físicos, exercícios de articulação que ativam a voz, exercícios de respiraão vocalizados ou não, exercícios melódicos em uníssono para uniformidade das vogais e combinação das vozes, exercícios harmônicos para afinação e equilíbrio, e exercícios direcionados para aspectos difíceis do repertório. Alguns acreditam que "o ensaio inteiro deve ser um longo aquecimento".

Texto extraído da revista: Canto Coral, Ano II, n° 2, 2003.

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