sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Objetivo do Aquecimento Coral

É importante lembrar que, "para a maioria dos cantores de coro, o aquecimento é a fonte primária de sua informação sobre técnica vocal". Os regentes corais, portanto, precisam abordar os aquecimentos com uma preparação cuidadosa e conhecimento adequado para lidar com as diversas necessidades de seus coristas.
Em conformidade com isso, nos últimos anos muitos departamento universitários com programas voltados para a música coral incluíram estudos em pedagogia vocal nos currículos.
Pode-se dizer qu o objetivo primário do aquecimento coral, assim como no aquecimento solo, é o "refinamento e aperfeiçoamento do som". No entanto, existe uma dimensão adicional quando se trabalha com grupos, ao invés de com um indivíduo. O aquecimento coral deve incentivar a independência no canto, mas também tem um foco no conjunto, "e isso requer que o aquecimento coral tenha um direcionamento diferente. Além de aquecer a voz, desenvolver o apoio respiratório e a facilidade da emissão, ampliar a extensão vocal, e trabalhar a técnica vocal em geral, o aquecimento coral também precisa abordar o equilíbrio e combinação das vozes, de acordo com as preferências do regente. Uma habilidade importante que os coristas precisam aprender, para alcançarem esse objetivo, é serem capazes de ouvir aqueles ao seu redor, e o aquecimento é um veículo ideal pra desenvolver e apurar essa habilidade.
Outra maneira de utilizar o aquecimento coral de forma eficaz é focalizar em aspectos musicais desafiadores que aparecerão posteriorment no repertório, através de exercícios construídos especialmente para esse fim. Habilidades que fora adquiridas nos aquecimentos podem ser facilmente transferidas para o repertório, aumentando a produtividade e a satisfação dos cantores. Alguns exemplos excelentes desse tipo de exercício podem ser encontrados no clássico texto coral Voice Building for Choirs, de Wilhelm Ehmann e Frauke Haasemann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário