sexta-feira, 18 de março de 2011

Como Alcançamos Nosso Objetivo nos Aquecimentos Corais

Os aquecimentos corais devem ser interessantes e variados para captar e manter a atenção de cada membro do grupo, fazendo com que suas mentes se envolvam. Qualquer série de exercícios repetidos de forma monótona podem levar a uma resposta automática, podendo resultar em um apoio respiratório inadequado e, consequentemente, danificar o mecanismo vocal.
"Os aquecimentos físicos desenvolvem uma maior consciência corporal, preparam os estudantes para cantar, e produzem uma atmosfera de concentração e tranquilidade para um trabalho em grupo agradável". Exercícios de alongamento para o pescoço, ombros, braços, costas, e músculos abdominais revigoram o corista e constituem-se em uma forma indireta, mas excelente, de se estabelecer uma postura correta sem a necessidade de instruções verbais. Movimentos físicos podem ser utilizados durante todo o período de aquecimento"para tirar o foco da garganta e evitar tensões".
       Willian Decker comenta:
...no ensaio coral, muitos regentes se preocupam apenas com onde respirar. Para que os coristas se desenvolvam como cantores, eles também precisam saber como respirar. A respiração correta é a base para o desenvolvimento do som vocal, para se manter a linha melódica e um senso de afinação, e para se adquirir liberdade vocal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário